© 2019 por Repetição e Diferença - Psicologia Clinica, Lda.

Sobre nós

A Repetição e Diferença

A nossa equipa residente

Dr. Luís Sousa Ribeiro

Director Clínico | Sócio Gerente | Psicólogo | Supervisor

Drª. Ana Paulo

​Sócia | Psicóloga

Dr. Nuno Lopes Margalha

Director Geral | Sócio Gerente | Psicólogo 

Pedro-MArtins.jpg
Dr. Pedro Augusto Martins

​Sócio | Psicólogo

Dr. José Manuel Nabo

​Sócio | Psicólogo

logo-r.jpg
Dr. Gonçalo Arromba

​Sócio | Psicólogo

A nossa missão Intervimos nas áreas de Saúde Mental e bem-estar psicológico e social promovendo respostas inovadoras por parte de indivíduos e grupos.  

 

Porquê este nome? "Saúde Mental" significa, essencialmente, o prazer de viver e a capacidade de projectar e construir condições que o viabilizem e reforcem tendendo, portanto, à expressão de uma Diferença - seja como inovação, seja como expressão de uma singularidade (aquilo que faz a individualidade de uma pessoa, escola, ou empresa) - daí que desinteresse, monotonia, automatismo e rigidez, logo Repetição, se constituam habitualmente como sinais de desajustamento psicológico e social quer em indivíduos, quer em grupos (turmas, famílias, instituições, etc..).  

 

Para quê este nome? É assim tão simples? Não; pois individualidade e singularidade requerem sempre algum tipo de invariância enquanto a ânsia de novidade e a necessidade de diferença são tantas vezes uma expressão de banalidade e imobilidade. É por isso que desenvolvemos uma abordagem clínica, entendendo por isto uma atitude de proximidade e escuta atenta – com efeito, a haver algo pelo qual gostássemos de ser conhecidos, tal seria o sermos bons ouvintes.

Projectos - Para além da nossa actividade clínica em Consultório e Online temos construímos um projecto de intervenção nas Escolas e um projecto de Apoio a Emigrantes Portugueses. Saber mais...

O nosso Corpo Clínico

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, com estágios curriculares feitos nos contextos escolar e clínico, com crianças em idade pré-escolar e escolar. Curso “Promoção da Resiliência em Contexto Escolar”, para a implementação do Currículo Europeu para a Resiliência - RESCUR - pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa.

Psicomotricista

Drª. Filipa Vieira

Actualmente é Psicomotricista na Clínica Repetição e Diferença onde integra as equipas dos Agrupamentos de Escolas Francisco de Arruda e Bairro Padre Cruz. Estágios curriculares feitos em contextos escolar e clínico, com crianças em idade pré-escolar e escolar. Curso “Promoção da Resiliência em Contexto Escolar”, para a implementação do Currículo Europeu para a Resiliência - RESCUR - pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa.

Mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior Miguel Torga. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula nº 16395). Pós-graduada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo CRIAP, Sócia em formação em Psicanálise, na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise (SPPPP).

Psicóloga Clínica

Drª. Ana Duarte

Actualmente trabalha como psicóloga pela Repetição e Diferença no Agrupamento de Escolas de Coruche

Licenciada em Terapia da Fala

Terapeuta da Fala

Drª. Ana Fernandes

Actualmente e Terapeuta da Fala nos Agrupamentos de Escolas Francisco de Arruda, e Bairro Padre Cruz.

Licenciada em Terapia da Fala e Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Pós-graduada em Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas pelo Instituo EPAP. frequentou ainda o curso “Processamento Auditivo Central – Nível 1 e 2”, o curso “Terapia Miofuncional Orofacial – Nível 1” e o curso “Aprendizagem e Perturbações da Escrita e da Leitura”.

Terapeuta da Fala

Drª. Ana Leal

Actualmente exerce funções como Terapeuta da Fala no Agrupamento de Escolas de Coruche e no Agrupamento de Escolas do Cartaxo, no qual exerce também funções de elemento de ligação. Trabalha desde 2015 como Terapeuta da Fala em contexto clínico, escolar e domiciliar e dedica-se, maioritariamente, à população pediátrica, avaliando e intervindo em diversas perturbações a nível da comunicação, linguagem, fala, motricidade orofacial, deglutição e leitura e escrita.

Mestre em psicologia Clínica. Mediação Familiar, pelo IPMF. Mediação de Conflitos, pelo IPMF. Directora de Psicodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama (finalizar a formação).

Psicóloga Clínica

Drª. Ana Paulo

Actualmente é Sócia da Clínica Repetição e Diferença onde exerce também funções como psicóloga no Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda e na Casa Sol. No início da sua carreira passou por Editoras discográficas e pela informática. Trabalhou como designer gráfica, sobretudo em revistas.

Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, desde 2012. Pós-Graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pelo Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica (2014) e em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP (2016). Formação contínua em diversas áreas da Terapia da Fala.

Terapia da Fala

Drª. Beatriz Pacheco

Actualmente trabalha como Terapeuta da Fala na clínica Repetição e Diferença onde desenvolve funções de terapeuta da fala no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora e no Agrupamento de Escolas Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz. Tem experiência profissional desenvolvida em contexto educacional e clínico junto de crianças, jovens e adultos.

Licenciada e Mestre em Psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Psicóloga Clínica

Drª. Catarina Coelho

Exerce funções como Psicóloga Clínica na Repetição e Diferença desde 2014 no Agrupamento de Escolas de Coruche, e no Agrupamento de Escolas de Santarém. Trabalhou também como Psicóloga Clínica (elemento cooptado com funções na comissão restrita), na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Salvaterra de Magos.

Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Formação em Intervenção Snoezelen - teoria e Prática da Estimulação Sensorial. Curso Satélite do XX Anuário do HDE, “A criança com doença neurológica: transição para a vida adulta” pelo Hospital Dona Estefânia.

Psicóloga Clínica

Drª. Catarina Muller

Actualmente é Coordenadora e Psicóloga no Agrupamento e Escolas Dom Dinis - Odivelas, pela Clínica Repetição e Diferença. Trabalhou como Psicóloga no Centro Social da Ericeira.

Licenciado em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Psicoterapeuta Psicanalítico em final de formação na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), na qual é sócio e membro efectivo.

Psicólogo Clínico

Dr. Gonçalo Arromba

Sócio da Clínica Repetição e Diferença onde também desenvolve funções como psicólogo clínico e Coordenador do Agrupamento de Escolas de Coruche. Exerce também funções no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), serviço especializado de intervenção sistémica e familiar que tem ajudado a desenvolver, no qual tem experiência em aconselhamento e formação parental. Formador certificado pelo IEFP.

Mestre em Psicologia Clínica, pelo ISPA-Instituto Universitário. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula no 15444). Formação Integrada em Psicologia Clínica - Avaliação psicológica e domínio das técnicas projectivas, pela Clínica Rorschach. Sócia em formação em Psicoterapia Psicanalítica, na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC)

Psicóloga Clínica

Drª. Inês Manaças

Psicóloga Clínica na Repetição e Diferença desde 2012, trabalhou no Agrupamentos de Escolas de Santarém, actualmente trabalha no Agrupamento de Escolas nº1 de Odivelas. Desenvolveu desde 2012 prática clínica em avaliação e acompanhamento psicológicos de crianças e jovens.

Licenciado em Psicologia pelo ISPA- Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Exerce desde 1999 em Consultório Privado. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica, pelo ISPA.

Psicólogo Clínico

Dr. José Nabo

Sócio da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (A.P.) Sócio da Clínica Repetição e Diferença, é Psicólogo no Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira. É coordenador do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira. Colaborador enquanto Psicólogo Clínico na Associação 29 de Abril. Supervisor Clínico da Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, do Lar Âncora e também no Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.

Licenciada em Terapia da Fala pela Universidade Atlântica. Mestrado em Terapia da Fala - Comunicação e Linguagem pela Universidade de Aveiro.

Terapeuta da Fala

Drª. Joana Teodoro

Actualmente trabalha na Repetição e Diferença como Psicóloga Clínica no Agrupamento de Escolas de Odivelas. Tem experiência também como Terapeuta da Fala em Clínicas privadas e escolas.

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o nº 8770. Membro Fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP). Sócio no 22 da Associação Portuguesa de Psicologia (APP). Licenciado em Psicologia (Área de Clínica), em 1985, pela FPCE-UL. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica, em 1993, pelo ISPA. Actualmente Supervisiona o seu trabalho com António Coimbra de Matos.

Psicólogo Clínico

Dr. Luís Sousa Ribeiro

É Director Clínico da Repetição e Diferença desde 2008. Tem supervisionado a intervenção em Necessidades Educativas Especiais, realizada por esta clínica. Fez grupanálise pessoal. A exercer psicologia clínica, em regime liberal, desde 1986. Realiza supervisão de consulta e intervenção psicológica, para psicólogos clínicos, desde 1996. Assistente de Psicopatologia (Geral e do Adulto), no ISPA entre 1990 e 2009. Neste Instituto, dirigiu ainda o Tema Avançado de Comportamentos Aditivos, e os Seminários de Estágio e de Monografia, do 5º ano da Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia (Área de Clínica). No âmbito dos Planos Dom e Ser +, da Segurança Social Portuguesa, é supervisor de Lares de Infância e Juventude desde 2008. Orientador estágios Ordem.

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Psicóloga Clínica

Drª. Maria Delgado

Actualmente é Psicóloga na Clínica Repetição e Diferença, e exerce funções no Agrupamento de Escolas Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz.

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Mestrado Integrado em Psicologia – Especialidade em Psicologia Clínica. Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar - Curso de Sensibilização à Intervenção Sistémica e Terapia Familiar. EspiralSoft – Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP). Recebe supervisão clínica desde 2014.

Psicóloga Clínica

Drª. Maria Franco

Trabalha actualmente como Psicóloga Clínica na Repetição e Diferença - na ETPL - Escola Técnica Profissional de Lisboa e no Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz.

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora.

Psicóloga Clínica

Drª. Maria Sebastião

Actualmente trabalha na Repetição e Diferença e está integrada na equipa dos Agrupamentos de Escolas Conde de Monsaraz e Gabriel Pereira.

Mestrado em Psicologia Clínica da Saúde. Licenciatura no Mestrado Integrado em Psicologia.

Psicóloga Clínica

Drª. Maria Stilwell

Actualmente trabalha na clínica Repetição e Diferença e está integrada na Equipa do Agrupamento de Escolas de Coruche.Tem experiência como técnica de Apoio à vítima no Gave em Santarém, na CPCJ de Santarém.

Licenciatura e Mestrado em Reabilitação Psicomotora na Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Human. Instrutora de massagem infantil pela International Association of Infant Massage. Formadora Pedagógica Inicial de Formadores. Curso de Auxiliares de Equitação Terapêutica da Escola Nacional de Equitação. Alimentação em segurança de uma pessoa com deficiência. Integração Sensorial e Motora primordial na Connaissance&Evolution. Níveis de Evolução Motora no Institut Motricité Cérébral.

Psicomotricista

Drª. Marina Sardeira

Actualmente é Psicomotricista na Clínica Repetição e Diferença, integra as equipas do Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda e do Bairro Padre Cruz. Trabalhou como na CUF, na APPCDM de Lisboa, no Institut d’Éducation Psychomotrice de Montvillers - França, no NUPIC, e foi Bolseira de Investigação Científica na Faculdade de Motricidade Humana.

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) - Especialista em Psicologia Clínica e Especialista Avançado em Educação Especial, com o nº2765. Licenciado e Mestrado (integrado) em Psicologia, área de especialização de Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro efectivo da Sociedade de Portuguesa de Psicodrama. Formador certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional – CAP. Foi director técnico do Lar de idosos - Varandas da Malveira. Fundador da Associação de Estudantes de Psicologia de Évora, fundador da IPSS PAR, fundador e director da Associação Portuguesa de Apoio Domiciliário, director da Associação Jovem a Jovem, director da Sociedade de União Perolivense.

Psicólogo Clínico

Dr. Nuno Margalha

Actualmente é Director Geral da Clínica Repetição e Diferença, e coordena o Projecto Nacional Intervir nas Escolas. Na Repetição e Diferença desempenhou funções como Psicólogo nos agrupamentos de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Gabriel Pereira, Lar de Betânia, Agrupamento de Escolas Dom Dinis, Escola Agrícola da Paiã e na Associação Sol. Trabalhou como psicólogo em várias Associações, no ACES Oeiras - Centro de Saúde de Oeiras e Centro de Saúde de Carnaxide, e em Lares de Terceira Idade, bem como em vários consultórios.

Licenciada em psicologia. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Curso de Formação de Mediação Familiar

Psicóloga Clínica

Drª. Patrícia Madeira

Actualmente é Psicóloga na Repetição e Diferença onde integra a Equipa de Coruche. Foi Oficial do Exército Português. Psicóloga Clínica em Lares de Terceira Idade e em vários consultórios.

Licenciatura em Psicologia pela universidade de Évora. Formadora Certificada - CAP.

Psicóloga Clínica

Drª. Patrícia Traguil

Actualmente é Psicóloga pela Repetição e Diferença nos Agrupamentos de Escolas Conde de Monsaraz e Gabriel Pereira. Trabalhou como Psicóloga no Colégio da Fundação Alentejo e como formadora na EPRAL - Escola Profissional da Região Alentejo.Técnica de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento no CNO - Fundação Alentejo (Elvas)

Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Clínica – ISPA; Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP); Psicólogo – Especialidade Clínica e Saúde (OPP); Membro Candidato à Especialidade Avançada de Psicoterapia (OPP); Membro da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família; Psicoterapeuta Psicanalítico de Casal e Família; Formador certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional – CAP. Mestre de Estudos do 2º Ano da Formação de Psicoterapeutas Psicanalíticos de Casal e Família - POIESIS (2018-Presente). Presidente da Comissão de Ética da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família – POIESIS (2017-Presente). Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família (2013-2015). Presidente da Comissão Permanente da “Epoché – Associação para a Promoção e Inserção Social; (2015 - Presente). Membro da Comissão Alargada da CPCJ do Barreiro (2013-2017).

Psicólogo Clínico

Dr. Pedro Martins

Actualmente é Psicólogo Clínico – Clínica Repetição e Diferença – Lisboa (R&D); (2009 - Presente). Psicólogo Clínico – Unidade de Psicologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM); (2016 - Presente). Supervisor de Lares de Infância e Juventude (LIJ) (2019). Intervenção psicoterapêutica com crianças institucionalizadas – Lar de Infância e Juventude – Associação Novo futuro (2011-2014). Coordenador do Projecto “Intervir nas Escolas” R&D (2009-2015)  Equipa multidisciplinar de apoio ao sucesso e inclusão educativa (Psicologia, Terapia da Fala e Psicomotricidade). Psicólogo Clínico no Projecto “Intervir nas Escolas” R&D (2009-2015) Avaliação e acompanhamento psicoterapêutico a crianças e jovens com  Necessidades Educativas Especiais. 


Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora - Licenciada em Reabilitação Psicomotora e Mestre em Psicomotricidade Relacional, pela Universidade de Évora.

Psicomotricista

Drª. Rita Filipe

Actualmente é Psicomotricista na clínica Repetição e Diferença onde integra a equipa do Agrupamento de Escolas de Coruche. A colaboração com a clínica teve início em 2015. Nos últimos anos colaborou também com outras instituições entre elas a Santa Casa da Misericórdia de Coruche, o CRIAL e algumas clínicas. Desenvolveu várias actividades na área da Psicomotricidade entre elas - Hipoterapia e adaptação ao meio aquático, em contexto escolar.

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) - Especialista em Psicologia Clínica. Licenciatura em Psicologia Clínica Pré - Bolonha, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Formação Profissional Avançada em Psicogerontologia com competências práticas para a avaliação, intervenção e reabilitação junto de idosos nas mais diversas problemáticas e/ou actuação a nível preventivo.

Psicóloga Clínica

Drª. Rita Cruz

Actualmente é Psicóloga pela Repetição e Diferença na Escola Agrícola da Paiã. Tem experiência em contexto institucional com crianças e adolescentes nos domínios da avaliação e acompanhamento psicológico e dinamização de acções de prevenção sobre as temáticas de “Bullying” e “Violência no Namoro”. Experiência em contexto privado, consultório, com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Brevemente...

Psicóloga Clínica

Drª. Rute Carvalho

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Epap - Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Pós-Graduanda do Curso de Especialização Perturbação dos Sons da Fala na Universidade do Algarve. Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP). Formadora Certificada (competências pedagógicas) pelo IEFP.

Terapeuta da Fala

Drª. Susana Azevedo

Actualmente é Terapeuta da Fala pela Clínica Repetição e Diferença no Agrupamento de Escolas de Coruche. Tem experiência profissional em contexto escolar público (pré-escolar, 1º/2º/3º ciclos) e em no trabalho com IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social.

Licenciada e Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Évora.

Psicomotricista

Drª. Sara Godinho

Actualmente é Elemento de Ligação do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, e Coordenadora no Agrupamento de Escolas Conde de Monsaraz

Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Psicóloga Clínica

Drª. Tania Coxixo

Actualmente trabalha como Psicóloga no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira. Tem experiência Profissional na Fundação "O Século" - CAFAP "Relógio de Areia", São Pedro do Estoril (Portugal).

Brevemente...

Psicomotricista

Drª. Ana Santana